Sine de MT bate record em 2007
Nos anos anteriores, o índice de participação do Sine ficou entre 11% e 16%. De acordo com a superintendente do órgão em Mato Grosso, Ivone Lúcia Rosset, o bom resultado é fruto da expansão que o sistema teve nestes últimos anos no Estado. “Ampliamos a rede física de atendimento do Sine, com a implantação de novas unidades, e isso possibilitou que nós conseguissemos captar as vagas ofertadas em todos os pólos de Mato Grosso, não ficando apenas restrito à Cuiabá e Várzea Grande”, afirmou Rosset.
Das mais de 46 mil vagas abertas no Sine no ano passado, os setores que mais contribuíram foram, em primeiro lugar, a Indústria de Transformação, com 12.892 novas vagas abertas, em segundo lugar ficou o setor de Serviços, com 9.722 vagas, em terceiro o Comércio, com 8.375 e em quarto a Agropecuária, com 8.054 postos de trabalho criados.
O Sine de Mato Grosso também fechou o ano de 2007 com o maior percentual de aproveitamento de trabalhadores colocados no mercado de trabalho na história do órgão. Estes dados são relativos a comparação entre o número de vagas captadas no mercado de trabalho versus o número de trabalhadores colocados nestas vagas. O Sine fechou 2007 com 63% de taxa de aproveitamento, um número superior a média brasileira, que fica em torno de 50%.
Ivone Rosset destacou que o ano de 2007 foi o melhor da história do Sine e que 2008 iniciou seguindo os bons resultados alcançados no final do ano passado. “Iniciamos o mês de janeiro com mais de 400 vagas de empregos abertas. O trabalhador que está desempregado deve ficar atento e procurar o posto do Sine mais próximo, pois se engana quem pensa que o ano só começa depois do Carnaval. Para quem está desempregado o melhor momento de conseguir um emprego é agora”
O Sine-MT possui 19 postos de atendimento em todo o Estado. A coordenação do órgão é da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social.