A iniciativa integra o projeto Ações Sócio-educativas à Família (Asef) que este ano atenderá a aproximadamente 12 mil famílias. As inscrições devem ser feitas diretamente nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da região onde a pessoa interessada vive. Para poder atender melhor à demanda do mercado, a Fundação de Apoio a Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Estado de Mato Grosso (Fundetec), que é parceira na realização dos cursos, realizou uma pesquisa de mercado.
Entre as demandas atuais estão: pedreiro, eletricista, auxiliar de escritório, cozinha e culinária regional, atendimento em loja de varejo, eletricista e instalador, empacotador de supermercado, garçom, massagista, ajudante de obras, operador de caixa e de cobrança, porteiro de hotel e de prédio, pintor de parede, recepcionista, panificação, técnico em venda, telefonista, corte e costura e azulejista. Até o final do ano, pelo menos 12 mil famílias que residem na Capital serão atendidas pelo Asef.
A secretária da Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), Celcita Pinheiro, explica que o público-alvo compreende pais de crianças de 0 a 6 anos, matriculadas nas creches da rede municipal – públicas ou filantrópicas – ou de crianças e adolescentes que participam dos programas sociais. “Hoje a política está voltada para a melhoria das condições de vida da família, para que pai e mãe possam ter renda suficiente na manutenção da casa”. Os trabalhos da instituição vão além de “dar o peixe” pretende ensinar “a pescar”.
Inscrições: O interessado deve procurar um dos cinco Cras: Pedra 90 (3025-7203); Tijucal (3027-1325); Planalto (3027-1316); Jardim Araçá (3025-6871); Jardim União (3025-1230).