A USP é a melhor universidade do Brasil em todos indicadores mundiais, e também na formação de profissionais para o mercado de trabalho brasileiro.
Na hora de buscar contratar um funcionário, muitos empregadores dão atenção à instituição de ensino de onde o aluno veio. A universidade em que você estudou ou estudará conta muitos pontos na hora de uma seleção de emprego.
A empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em educação, faz de tempos em tempos rankings sobre a educação no mundo e leva muito em consideração a opinião dos recrutadores.
O que a QS considera para uma universidade estar em suas listas?
A QS ouve inúmeros profissionais e recrutadores para saber o que o mercado de trabalho mais preza, mas, além disso, leva em consideração outros fatores para definir quais são as faculdades mais respeitadas da América Latina.
Os rankings apresentados são criados a partir de vários elementos, como a reputação acadêmica da instituição, a proporção entre o número de alunos e de professores na universidade, o número de professores doutores no corpo docente, o número de publicações científicas e também a quantidade de citações sobre pesquisas da instituição.
Atualmente, eles consideram até mesmo a presença da universidade na internet e como a sua imagem é vista nas redes, bem como a sua influência no meio virtual.
O ranking de 20 universidades mais aceitas pelos empregadores
A pesquisa feita pela Quacquarelli Symonds levou em consideração todas as universidades da América Latina, mas aqui trazemos a lista apenas com as representantes brasileiras que foram escolhidas pelos empregadores:
1. USP – Universidade de São Paulo;
2. Unicamp – Universidade Estadual de Campinas;
3. PUC Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro;
4. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
5. PUC SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
6. UNESP – Universidade Estadual de São Paulo;
7. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos;
8. UnB – Universidade de Brasília;
9. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais;
10. Mackenzie – Universidade Presbiteriana Mackenzie;
11. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
12. PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;
13. UFPR – Universidade Federal do Paraná;
14. PUC RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;
15. UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina;
16. UNIP – Universidade Paulista;
17. PUC Campinas – Pontifícia Universidade Católica de Campinas;
18. UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro;
19. IBMEC – Faculdades IBMEC
20. Unifesp – Universidade Federal de São Paulo
As duas instituições mais bem colocadas nessa lista nacional, USP e Unicamp, são também as duas que ficaram em primeiro lugar no ranking latino americano, no caso da lista completa, considerando todos os itens.
A USP é a instituição mais bem colocada em todas as listas, pois também é a universidade mais lembrada pelos empregadores dos outros países da América Latina.
Essa lista pode lhe ajudar na hora de decidir qual universidade ingressar, bem como mostra se é hora de você destacar em seu currículo a graduação feita em alguma dessas instituições. E aí, a sua universidade está nessa lista? Conte para a gente!