Ícone do site Empregos Cuiabá

Currículo para conquista de um novo emprego

Atualmente o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, as empresas querem profissionais de ponta e altamente qualificados para preenchimento de vagas, em contrapartida temos inúmeros desempregados na fila de espera por uma oportunidade. A questão é que muitos desses que estão no quadro de desemprego ficam meses ou até mesmo anos sem receber uma ligação para entrevista de emprego. É cada vez mais curioso esse fato, muitas pessoas com enorme bagagem de experiência ou outros que buscam uma primeira oportunidade de trabalho ficarem meses sem serem selecionados ao menos para entrevista. É sobre esse ponto que vamos tratar.

O que faz uma empresa/recrutador primeiramente se interessar pelo candidato é o currículo. E nesse ponto destaco que o currículo não significa necessariamente ser cheio de experiências e nem grandes formações/especializações, mas sim, um currículo que seja atraente o suficiente para que o recrutador se interesse pelo candidato a ponto de selecionar para entrevista.

Pode parecer clichê falar de currículo, é um assunto tão debatido que se tornou cansativo, mas é nele que muitos estão falhando. Ele é o responsável por pelo menos 50% das chances de você ser selecionado, a outra metade pode ter relação com a experiência, formação e outros, no entanto nem sempre é um fator decisivo.

Deixarei algumas dicas que podem ser o que faltava na sua grade curricular para sua recolocação no mercado, são elas:

São algumas dicas que muitas vezes passam despercebidas e que podem ser essenciais para o seu ingresso no mercado de trabalho, o seu currículo precisa ser competitivo tanto quanto o mercado, aposte em um novo modelo, uma nova repaginada, as vezes é isso que está faltando.

Autora: Susany Pereira, especialista em Gestão de Pessoas, design de currículos.