Como começar a carreira de DJ
A profissão de DJ é bastante cobiçada, sobretudo pelos jovens, que veem uma boa oportunidade de ganhar dinheiro e fazer carreira trabalhando com música, paixão de muitos.
Mas, ninguém vira DJ da noite para o dia. É preciso ter bom conhecimento musical e estar sempre atualizado sobre o que faz sucesso não só no Brasil, mas também no exterior.
Além do conhecimento musical, o DJ tem de necessariamente saber utilizar equipamentos e softwares de som, seja para reprodução, mixagem, produção ou edição de músicas. Isso garantirá mais profissionalismo ao trabalho do DJ.
Para ter esses conhecimentos, investir num curso profissionalizante é fundamental. Atualmente, há diversas opções de cursos de DJ, facilitando o acesso à formação profissional.
O interessante de realizar o curso, é que além de atuar em festas e eventos, o DJ adquire conhecimento para trabalhar em outros segmentos, como em estações de rádios, produção de música e conteúdos institucionais de áudio, como os voltados para sites ou rádios de empresas.
Terminado o curso profissionalizante, ainda há outros investimentos que o DJ deve fazer, como a compra de equipamentos específicos para realização de seu trabalho em eventos e trabalhos corporativos.
Além disso, é preciso se inserir no mercado, que é bastante competitivo. Para isso, é importante estabelecer um bom networking, o que ajudará o DJ a captar novos trabalhos e oportunidades de participar de eventos.
O aprimoramento profissional deve ser constante. Todo DJ deve se manter atualizado fazendo cursos para conhecer diferentes equipamentos e técnicas de som ou novidades que fazem sucesso na pista de dança de eventos e casas noturnas.
Assim, o DJ consegue realizar adaptações em seu trabalho, otimizando-o para prestar um serviço diferenciado e de qualidade aos clientes, o que certamente lhe gerará mais trabalhos.
Embora a profissão de DJ aparente ser glamourosa e lucrativa, no começo da carreira nem tudo são flores. O salário do DJ varia de acordo com o tempo de trabalho e tamanho do evento em que participa. Estima-se que o valor inicial é de cerca de R$ 250 por apresentação. Porém, há DJ conhecidos que chegam a cobrar R$ 15 mil por evento.