Mercado de trabalho em Mato Grosso reduziu ofertas de vagas
A oferta de vagas de emprego em Mato Grosso reduziu fortemente nos últimos meses, apesar da economia não ser atingida negativamente como em outros estados, devido a alta produção agropecuária e Commodities destinado a exportação, não foi suficiente para manter o equilíbrio no mercado de trabalho.
Segundo matéria de Silvana Bazani, publicada no Jornal A Gazeta, edição de 01 de junho de 2016, de janeiro a abril deste ano, o Sine de Mato Grosso recebeu inscrições de 28.533 pessoas em busca de vagas de emprego. Desse total, apenas 4.684, ou seja 16,41% conseguiram uma colocação no mercado de trabalho formal. A relação mostra que cada vaga é disputada pelo menos por 6 pessoas. O levantamento confirma que a disputa por um emprego está bem mais acirrado este ano. Em 2015, no mesmo período, 4.849 candidatos asseguraram novas oportunidades de emprego, o que representa 21,44% do número de inscritos, que envolveu 22.611. Na época, a demanda foi de 4,66 candidatos por vaga.
Na terça-feira, 31 de junho de 2016, a matriz do Sine em Cuiabá divulgou a oferta de 94 vagas de emprego para 24 funções. Dentre essas prenominam vagas para Auxiliar de Cobranças(60 vagas) e Vendedor de Serviços(06 vagas).
A superintendente do órgão, Rosane Soares Cintra Belém, diz que a disponibilidade no painel de vagas é muito flexível e ocorre, muitas vezes, do candidato ser encaminhado e se deparar com a vaga preenchida, já que as empresas buscam profissionais também fora do quadro de vagas assegurados no sistema.
Dicas para entrevista de emprego
Aos candidatos a emprego é recomendado ter documentação em ordem:
- RG
- CPF
- Carteira de Trabalho
- Carta de recomendação do Sine
- Currículo bem feito e atualizado.
Organizados em uma pasta.
Durante a entrevista, evite falar alto, com gírias e erros de português ou ainda, falar além do necessário, com comentários, por exemplo, sobre a vida pessoal. Não reclamar da chefia ou emprego anterior e falar a verdade.
Cuidar da apresentação pessoal e vestir-se de maneira adequada, sem decotes, roupas curtas, apertadas ou transparente. Não use bonés, chinelos ou camisetas regatas, para ter mais chance de conquistar a vaga. As dicas são do Sine Mato Grosso.