Emprego e carreira em Mato Grosso
A crise econômica tem assustado muita gente e diminuído os postos de trabalho em várias áreas do país. Num momento desses sempre se pensa de forma negativa, mas é sempre necessário olharmos detalhadamente, pois um país de território continental como o Brasil é múltiplo demais para nos assustarmos.
Áreas como a indústria, especialmente a automobilística, e a importação estão realmente em déficit e sofrendo com a crise econômica atual, porém setores como o agronegócio e sua demanda primordial para a população conseguem passar de forma mais tranquila por momentos de turbulência como esse.
O Mato Grosso e o agronegócio
O Mato Grosso é um dos estados que mais cresce nos últimos anos e aumenta progressivamente sua importância na construção do PIB nacional. Grande parte desse crescimento se deve aos investimentos em agricultura e pecuária, que se expande em tecnologia e geração de renda.
Frente aos dados da indústria nacional, que são bastante negativos, a agricultura teve pequena queda em sua produção. A pecuária, ao contrário da maioria, manteve-se em desenvolvimento mesmo em tempos de crise.
Um estado tão grande como o Mato Grosso é talvez um dos melhores cenários para o crescimento econômico e para a construção de uma carreira em áreas do agronegócio. O estado é, atualmente, o maior produtor de soja, algodão, além do maior rebanho bovino do país e responsável por 20% da produção de soja nacional.
Além disso, o Mato Grosso é o segundo maior exportador de grãos do país e possui oito municípios no ranking dos dez mais ricos da região centro-oeste do Brasil .
Esses números têm apenas elevação com os investimentos em tecnologia, que tem aumentado a produção, melhorado sua qualidade e, em contrapartida, reduzido custos. Além disso tudo, o estado ainda possui um dos maiores rebanhos bovinos do país, em especial gado de corte.
Quais empregos e carreiras são favoráveis no Mato Grosso?
Se você trabalha com agronegócio, tecnologia e produção de ponta é um bom momento de voltar seus olhos para o estado, pois ele é um dos mais modernos do mundo no quesito inovação no campo.
Com uma grande extensão territorial e aberto as possibilidades tecnológicas, o Mato Grosso é, nesse momento delicado, um caminho positivo para o crescimento e os investimentos em áreas como a agricultura e a pecuária.
Todas essas possibilidades , claro, são para pessoas com coragem de investir pesado em tecnologia e prontas para projetos novos que intensifiquem e qualifiquem a produção e colaborem na redução de custos.
Profissionais com formação em agronegócio, agroindústria, engenharia de agronegócio, mecanização agrícola, produção agrícola, desenvolvimento rural e gestão agroindustrial, entre outras áreas correlatas, podem fazer carreiras muito positivas na região, com possibilidade de estabilidade e de crescimento profissional e econômico grande.
Tenha ousadia!
Com a economia em crise e mudanças profissionais constantes, ás vezes é bom um pouco de coragem e ousadia para se investir e trabalhar em outras áreas, por isso o agronegócio no Mato Grosso pode ser uma interessante saída.
Para quem já atua no setor, vale voltar sua atenção para o estado e acompanhar as mudanças, pois com investimento e uma produção estável o Mato Grosso só tem progredido economicamente.