Ícone do site Empregos Cuiabá

Para que serve a pintura industrial? Veja se vale a pena ser um pintor industrial?

Você sabe o que é e para que serve a pintura industrial? Se a resposta for “não”, não tem problema, porque realmente pouca gente conhece a fundo esse tipo de serviço. Um cidadão que não é especialista nesse tipo de pintura só vai saber mesmo o que ela é quando precisar dela, mas ter uma noção básica de para que serve e quando usar pode salvar uma superfície ou obra.

A pintura industrial pode servir para varias finalidades, como identificação de fluidos em tanques ou reservatórios, além de tubulações, e como superfícies utilizadas dessa forma recebem a absorção de calor. Trocando em miúdos, o maior objetivo desse tipo de pintura é fazer o tratamento anticorrosivo, além de dar uma pincelada na estética de cada superfície e sinalizar estruturas ou equipamentos.

Há quem defenda que, muito mais do que uma técnica, a pintura industrial também consiste na prática de uma arte. Afinal, só mesmo quem realmente entende do assunto e se especializa nesse tipo de pintura pode aplicá-la nas superfícies sem correr o risco de fazer um trabalho ruim.

E como saber quando usar esse tipo de pintura?

Como ela serve para evitar a corrosão das superfícies, é melhor aplicá-la o quanto antes, em caráter extremamente preventivo. Quanto mais a superfície estiver limpa e isenta de contaminantes, melhor será o esquema de pintura e a aderência do esquema ao equipamento. Dentre os contaminantes que podem fazer com a necessidade de pintura industrial aumente estão tintas velhas mal aderidas, óleos, graças, carepa de laminação sais e, claro, a corrosão do material, causada tanto pelo excesso desses contaminantes quanto pelo simples passar do tempo.

E, na hora de fazer a aplicação do material, nada de tentar fazer por conta própria ou contratar qualquer tipo de pedreiro para conseguir um bom desconto. Tem que ser quem entende mesmo do assunto. E a primeira regra geral desse tipo de pintura é que ninguém pode colocar a mão em peças jateadas ou tratadas com materiais anticorrosivos, justamente porque a mão contém sais e é oleosa, e isso pode condenar totalmente a boa aparência da pintura industrial.

Por tudo isso é que o mercado é muito grande para pintores especialistas. Se você está procurando se especializar, que tal buscar conhecimento para atacar o mercado de pintura industrial? Com o crescimento evidente, encontrar emprego com pintor industrial não será algo tão difícil. Não deixe essa oportunidade passar!