O Tribunal de Justiça de São Paulo está com as inscrições abertas para concurso público. São 217 vagas de juiz substituto, com um salário de R$ 24.818,17. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de julho. Saiba como se inscrever!
Qualificação necessária
O candidato deve ser bacharel em Direito há no mínimo três anos, com graduação em uma instituição de ensino oficial ou reconhecida, tendo diploma registrado pelo Ministério da Educação.
Além disso, é necessário ter três anos de atividade jurídica até a data de inscrição. Sendo eles contabilizados apenas após a obtenção do bacharelado.
A função de juiz substituto
Atualmente, o concurso aberto possui vagas para juiz substituto, que nada mais é que um juiz em início de carreira. Esse profissional irá atuar ao lado de juízes e de outros magistrados como forma de aperfeiçoamento.
Além disso, ele também poderá substituir o juiz titular no caso de sua ausência. Com o tempo, esse juiz substituto pode ser promovido ao cargo de juiz de Direito de 1ª entrância, e posteriormente, a cargos ainda mais elevados.
Um dado importante dessa carreira é que após dois anos de atuação como juiz, depois de passar pelo estágio probatório, esse cargo se torna vitalício, isto é, o juiz passa a possuir capacidade e liberdade de atuar sem temer represálias ou pressões.
Para os bacharéis em Direito, esse concurso pode ser uma grande oportunidade de trabalho, não só pelo número de vagas e pelo ótimo salário, mas também pelas possibilidades de crescimento e de respeitabilidade em um cargo desse tipo.
As inscrições
As inscrições foram abertas dia 15 de junho e seguem até 17 de julho. É possível se inscrever através do site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 248,18.
As provas
O concurso será divido em cinco etapas:
1ª etapa: prova objetiva seletiva com 100 questões, que será realizada no dia 30 de agosto.
Nessa primeira prova serão cobrados temas como: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.
2ª etapa: provas escritas. Sendo uma parte discursiva, onde o candidato deverá fazer uma dissertação e responder a quatro questões de forma extensa; e outra parte de prática de sentença, onde será necessário a construção de duas sentenças, uma de natureza cível e outra de natureza criminal.
3ª etapa: investigação social do candidato. Nessa fase serão analisados os documentos do candidato, suas experiências, bem como serão feitos testes de saúde física e mental.
4ª etapa: prova oral, com os temas descritos no edital do concurso.
5ª etapa: avaliação de títulos.
Inscreva-se!
O concurso terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Acesse o edital no link a seguir: http://www.vunesp.com.br/tjsp1504/