União Européia suspende compra de carne brasileira

Publicado por | 30/01/2008 | Sem categoria

Com decisão da União Européia
preço da carne pode baixar
Deu-se o pior: depois de muito ameaçar, a União Européia vai decretar, a partir desta quinta-feira (31), a suspensão de compra de carne proveniente do Brasil. O bloqueio vai vigorar por tempo indeterminado.

Má notícia para os exportadores de carne. Os negócios com os países europeus alçam a casa de US$ 1,4 bilhão por ano. Boa notícia para os consumidores brasileiros. Vai sobrar carne no mercado interno. E o preço tende a baixar.

A União Européia optou pela providência draconiana porque acha que o governo brasileiro não merece crédito. Em dezembro de 2007, em visita ao Brasil, técnicos europeus detectaram falhas no sistema de controle sanitário do gado.

Bruxelas, sede da União Européia, fixou um prazo para que o Ministério da Agricultura realizasse inspeções nas fazendas. Esperava receber, em fevereiro, uma lista de estabelecimentos que operam dentro dos conformes.

As autoridades européias estimaram que, em prazo tão curto, o Brasil não conseguiria inspecionar mais do que 300 fazendas. Porém, Brasília enviou a Bruxelas uma lista bem mais fornida: 2.681 propriedades. As autoridades européias levaram os dois pés atrás.

Optou-se por acomodar o selo da dúvida sobre toda a lista brasileira. Ou seja: aos olhos da União Européia, não há mais nenhuma fazenda confiável no Brasil. Programou-se para 25 de fevereiro a visita de uma nova missão técnica ao Brasil. Antes disso, não será adquirido nenhum quilo de carne brasileira.

Quando a coisa volta ao normal? “Será um processo longo e o calendário dependerá do número de fazendas, das complexidades de cada uma, dos problemas que podemos detectar”, diz o comissário europeu de Saúde, Markos Kiprianou.

Fonte: Blog do Josias de Souza – Folha Online

750 total de vistas, 0 hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.