Obras da Ferronorte serão retomadas

Publicado por | 29/04/2008 | Sem categoria

Trem de passageiros Belo Horizonte MG-Vitória ES

Obras da
Ferrovia Vicente Vuolo, serão retomadas
Membros do Fórum Pró-Ferrovia participam hoje da assinatura do contrato que garantirá retomada das obras

Membros do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá participam hoje, em Brasília, da solenidade de assinatura do termo aditivo de contrato que garantirá a retomada das obras de implantação dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo em Mato Grosso.

Na ocasião, a entidade reforçará o pedido para que o Governo Federal garanta o prolongamento da estrada de ferro até Cuiabá, com a definição do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o traçado até Cuiabá.


O termo aditivo será assinado às 15 horas pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o presidente da América Latina Logística (ALL), Bernardo Reis. O documento define os prazos para que a empresa conclua as obras no trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis, numa extensão de 220 quilômetros. A previsão é de que essas obras terminem em 2010, de acordo com cronograma do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pela ministra Dilma Roussef (Casa Civil).


Segundo o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, vereador Francisco Vuolo (PR), a assinatura do termo aditivo com a ALL, na prática, obriga a empresa a cumprir prazos quanto à retomada das obras no Sul de Mato Grosso. Uma segunda etapa desse processo, segundo ele, é a assinatura de um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – em data a ser definida -, para a liberação de R$ 600 milhões. Os recursos financeiros garantirão a retomada das obras, a partir da realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA).


Em Brasília, Vuolo e demais membros do Fórum, com o apoio do deputado federal Wellington Fagundes (PR), vão aproveitar o encontro com o ministro Alfredo Nascimento para reafirmar o pedido de intervenção do Governo Federal para que a empresa concessionária defina, em caráter de urgência, o estudo de impacto ambiental e o traçado da ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá. Esse pleito já foi formulado ao ministro e ao diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, no começo do ano.

Fonte: MidiaNews

778 total de vistas, 0 hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.