Eleicoes em Cuiaba: Gazeta Dados, Ibope e Ipec apontam vitótia de Wilson Santos

Publicado por | 26/10/2008 | Sem categoria


Wilson tem frente de 21 pontos

Janã Pinheiro
Editora Executiva

O candidato Wilson Santos (PSDB) será reeleito hoje prefeito de Cuiabá. É o que aponta a 3ª e última rodada de pesquisa do Gazeta Dados para o segundo turno das eleições na Capital. O tucano aparece com 21 pontos de vantagem sobre seu concorrente, o empresário Mauro Mendes (PR). O instituto, que foi a campo nos dias 24 (sexta-feira) e 25 (sábado) mostra – no voto estimulado – que Wilson Santos tem 59% das intenções de voto, contra 38% atribuídos ao republicano. O índice de indecisos é de 1%. Dos entrevistados 2% responderam que irão votar em branco ou anular.

A pesquisa, que foi registrada na 51ª Zona Eleitoral da Comarca de Cuiabá sob o número 078/2008 e protocolo 10776/2008, mostra a ascensão dos dois candidatos. O tucano subiu um ponto percentual, se comparada à rodada anterior – realizada nos dias 17 e 18 de outubro – quando Santos aparecia com 58% da preferência do eleitorado. O republicano conquistou mais 5% do eleitorado cuiabano, saindo de 33% para 38%.

Mauro Mendes só conseguirá mudar esses números, se hoje, no momento em que o eleitor de Wilson Santos for às urnas decidir mudar de voto, já que o número de indecisos não tem margem suficiente para alterar o resultado eleitoral. Na amostragem anterior 6% dos entrevistados responderam que ainda não sabiam em quem iriam votar. Hoje, esse percentual caiu para 1%. Se todos esses indecisos votarem em Mendes ele atingirá 39% dos votos, ainda assim ficará 20 pontos percentuais atrás do candidato do PSDB.

Durante os dois dias de pesquisa o instituto entrevistou 1.038 eleitores capazes de gerar resultados representativos para o conjunto da população do município de Cuiabá. A margem de erro da amostragem foi fixada em 3,5%, que podem oscilar para mais ou para menos.

Votos válidos – Para o resultado oficial da eleição o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) leva em consideração os votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos. Na simulação, o instituto retira também o índice atribuído aos indecisos. Assim, Wilson Santos fica com 61% das intenções de voto e Mauro Mendes com 39%. Dentro da margem de erro o tucano sobe a 64,5% dos votos válidos e na margem inferior vai a 57,5%. O republicano atinge 42,5% na superior e cai a 35,5% na inferior.

Espontânea – Wilson mantém o favoritismo no voto espontâneo, quando o eleitor responde em quem irá votar sem ter acesso à lista com o nome dos candidatos. O tucano é citado como o preferido por 58% dos eleitores. Já o republicano fica com 37% das intenções de voto. Nessa amostragem o índice de indecisos fica em 2%. O número de eleitores que afirmaram que irão anular ou votar em branco atinge 3%.

Voto definido – O instituto perguntou aos eleitores se eles já definiram em qual candidato irão votar. Noventa e cinco por cento afirmaram que não irão mudar de opinião, 4% admitiram que até o momento de chegar na urna eletrônica ainda podem mudar de voto e 1% dos entrevistados preferiram não responder. Dos eleitores que escolheram o candidato tucano para continuar na prefeitura de Cuiabá, 96% garantiram que não trocam de voto. Quatro por cento disseram que podem mudar de idéia. Com relação àqueles que apóiam o republicano, 96% também garantiram que o voto está definido e 4% que ainda podem mudar de candidato. Dos 2% que admitiram anular ou votar em branco, 76% asseguram que não voltam atrás e 24% pode repensar a decisão.

O vencedor – Os entrevistados responderam ainda à pergunta “quem vai ganhar as eleições”. Para 70% Wilson Santos vai continuar no comando da Prefeitura de Cuiabá, enquanto 21% acreditam que Mauro Mendes será o novo chefe do Executivo municipal. Nove por cento disseram que nenhum dos dois candidatos será o vencedor. O Gazeta Dados visitou as quatro regiões de Cuiabá, sendo que 20% dos entrevistados são da região Norte, 29% da Leste, 23% da Oeste e 28% da Sul.

Perfil – Quarenta e oito por cento dos eleitores entrevistados pelo instituto são homens e 52% mulheres, sendo que 22% têm de 16 a 24 anos, 27% de 25 a 34 anos, 20% de 35 a 44 anos e 30% acima de 45 anos. O grau de escolaridade está dividido da seguinte forma: 3% são analfabetos, 41% responderam que têm o ensino fundamental, 41% o ensino médio e 16% o superior completo. A renda familiar dos eleitores é de até 5 salários mínimos para 69% dos entrevistados, de 5 a 10 mínimos para 20% e acima de 10 salários para 11%

.

Pela 2ª vez, Cuiabá enfrenta 2º turno

São 368.188 mil eleitores que vão escolher hoje entre os candidatos Mauro Mendes (PR) e o prefeito Wilson Santos, candidato à reeleição

SONIA FIORI
Da Reportagem

Pela segunda vez da história de Cuiabá, os eleitores vão decidir em dois turnos o futuro prefeito. São 368.188 votantes da Capital que decidirão o destino da cidade nos próximos quatro anos (2009 a 2012). Nesta referência histórica, apenas um personagem teve participação direta neste processo, o prefeito e candidato à reeleição, Wilson Santos (PSDB), que disputou o pleito em dois turnos em 2004.

Cuiabá é a única cidade de Mato Grosso com o número de votantes exigidos pela legislação para obter segundo turno, ou seja, acima de 200 mil eleitores. É a eleição considerada mais rápida do país. A estimativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de divulgar o resultado oficial até às 20h, horário de Mato Grosso.

O Tribunal disponibilizou para o segundo turno aproximadamente 1.500 urnas eletrônicas. Deste total, cerca de 511 são reservas, quer dizer, para as eventualidades em caso de falha de alguns dos equipamentos “titulares”. São 162 pontos onde estarão instaladas 989 urnas eletrônicas.

O prefeito e candidato à reeleição, Wilson Santos (PSDB), e seu adversário, Mauro Mendes (PR), adotarão hoje, dia do pleito, a mesma estratégia do primeiro turno: de percorrer pontos de votação para tentar ampliar as respectivas chances de vencer a eleição. Os dois candidatos votam no período da manhã e, na seqüência, dão início a uma série de visitações, principalmente, nos colégios eleitorais de maior concentração de votantes.

O prefeito e o republicano também afirmaram que irão acompanhar o resultado do pleito na central de divulgação, instalada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro de Eventos do Pantanal. O chefe do Executivo municipal vota às 8h, na Escola Estadual Antônio Pinho Maciel Epaminondas. O empresário Mauro Mendes deposita seu voto na urna às 10h, na Escola Ana Maria do Couto, no CPA II.

Prestes a conferir o resultado de uma disputa acirrada e cravada de ataques, os dois postulantes afirmaram que estão confiantes na vitória. Wilson tenta ganhar a eleição com a meta de dar continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados. Nos debates de campanha, Wilson sempre pontuou suas conquistas como a implantação co cursinho pré-vestibular, o CuiabáVest, uma das marcas de sua administração. Mesmo contrariando um grupo tucano, o prefeito sempre fez questão de frisar a parceira firmada entre a atual administração e o governo federal.

Já o republicano Mauro Mendes tenta convencer a população da Capital de que é a melhor opção para a chefia do município porque possui um plano de governo voltado para o cidadão. Mendes também utiliza a seu favor o fato de ser um empreendedor de sucesso. A candidatura do republicano conta com total respaldo do governador do Estado, Blairo Maggi (PR).


1000 total de vistas, 0 hoje

Uma Resposta para “Eleicoes em Cuiaba: Gazeta Dados, Ibope e Ipec apontam vitótia de Wilson Santos”

  1. Comentário desenvolvido por Hercules R Pinto em jan 17th 2009 at 15:26: Responder

    Olá

    Tenho um blog de emprego e gostaria de fazer parceria poderia divulgalo em seu blog:http://administracaoedicademprego.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.