loader-image
Clima cuiabá
Cuiabá, BR
32°C
nublado

Vagas de emprego em Cuiabá, Várzea Grande e demais cidades de Mato Grosso

Vagas de emprego em Cuiabá, Várzea Grande e demais cidades de Mato Grosso

Credibilidade do BC será afetada se secretário de Haddad foi indicado para diretoria do banco

A possibilidade de o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, ser indicado para uma das duas diretorias vagas do Banco Central (BC), por sugestão do ministro Fernando Haddad, pode afetar a credibilidade do BC.

Paralelamente, pode passar uma mensagem ruim para o futuro da autoridade monetária num eventual quarto mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A avaliação é de economistas do mercado, que estão acompanhando de perto as informações de que Haddad indicou a Lula o nome do seu secretário, um economista da linha desenvolvimentista do PT, crítico dos juros altos, para uma diretoria do Banco Central.

A eventual indicação de Guilherme Mello viria num momento em que o Banco Central sofre ataques de aliados do Banco Master e até de autoridades públicas do Tribunal de Contas da União (TCU) e até o Supremo Tribunal Federal (STF). Representaria mais um desgaste para o BC.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Além disso, economistas avaliam que uma ida de um economista do PT, da linha desenvolvimentista, para o BC poderia sinalizar que, num eventual quarto mandato, o presidente Lula indicaria mais diretores desta linha econômica.

Só essa sinalização já vai ser vista como “péssima” pelo mercado financeiro e investidores estrangeiros, afetando o trabalho do BC de conduzir sua política monetária.

O presidente Lula ainda não bateu o martelo sobre os nomes para duas diretorias do Banco Central que ficaram vagas no final do ano passado. Ele ainda vai chamar o presidente do BC, Gabriel Galípolo, para definir os novos diretores.