O Governo de Mato Grosso já entregou três pontes com mais de 400 metros desde janeiro de 2019, e outras duas estão em construção. Antes de 2019, o Estado não tinha nenhuma ponte com essas dimensões.
A maior das pontes de concreto está sendo construída na MT-208 sobre o Rio Juruena e tem 1.410 metros de extensão. Atualmente a obra está com 77% de execução.
Localizada entre os municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte recebeu investimento de R$ 293 milhões. A obra ainda inclui o asfaltamento de 59 km e a construção de mais três pontes com 25, 30 e 50 metros de extensão.
A ponte vai integrar a região Norte e Noroeste de Mato Grosso, diminuindo a distância entre os municípios do Vale do Juruena e a BR-163 em mais de 400 quilômetros. Atualmente, além da falta de asfalto, o trajeto necessita a utilização de uma balsa que demora em torno de uma hora para atravessar o rio.
“Essa é uma obra que vai ser a redenção da região. Será uma nova saída para a BR-163 e para o porto de Miritituba. Vai viabilizar a logística para quem quiser produzir nesta região, que eu não tenho dúvida que será a mais próspera do Estado nos próximos anos”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).
Outra ponte em construção fica na MT-479, em Itaúba, sobre o Rio Teles Pires. Ela está orçada em R$ 43 milhões e tem 561 metros de extensão. Essa ponte já está com 79% de sua estrutura executada.
A nova ponte vai substituir uma balsa e vai facilitar a ligação entre vários municípios da região norte, como Itaúba e Tabaporã.
Pontes já entregues
Outras três pontes com mais de 400 metros de extensão, entregues pelo Governo do Estado, são, atualmente, as três maiores pontes funcionando em Mato Grosso. Duas delas foram construídas sobre o Rio Teles Pires: uma com 692 metros na MT-491, entre Carlinda e Novo Mundo, e a outra na MT-325, em Alta Floresta, rumo a divisa com o Pará, com 550 metros.
A última ponte fica sobre o Rio das Mortes na MT-326, ligando os municípios de Nova Nazaré e Cocalinho, com 483 metros de extensão. Todas essas pontes substituíram balsas que antes faziam as travessias dos rios.